Cidadania

Programa Garantia Safra é lançado em Coroatá para beneficiar agricultores Publicada em 10/10/2017 16:36:25

Na manhã do dia 10/10/2017, foi lançado no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Coroatá, o programa Garantia Safra, que visa ajudar agricultores da agricultora familiar que tiverem pelo menos 50% de perda em suas safras decorrente de algum fenômeno da estiagem ou do excesso hídrico. O programa é destinado a agricultores familiares cuja renda média bruta mensal nos 12 meses que antecederam a inscrição não supere um salário mínimo e meio, excluídos os benefícios previdenciários rurais.O programa é destinado a agricultores familiares cuja renda média bruta mensal nos 12 meses que antecederam a inscrição não supere um salário mínimo e meio, excluídos os benefícios previdenciários rurais.

"Os recursos para o pagamento dos benefícios provêm das contribuições dos agricultores (taxa de adesão), dos municípios (prefeitura), dos estados e da União, que, juntas, formam o Fundo Garantia Safra (FGS), administrado pela Caixa desde outubro de 2003", explicou o secretário de agricultura de Coroatá, Antonio Viana.

Para ter direito aos recursos, é necessário aderir ao programa, o que deve ser feito sempre antes do plantio. No instrumento de adesão, deverá constar a área a ser plantada com feijão, milho, arroz, mandioca ou algodão. Essa área deve ser superior a seis décimos de hectares e inferior a dez hectares.Também estiveram presentes no evento, o secretário chefe da casa civil, Daniel Sousa, a chefa de gabinete da prefeitura, Aryanna Soares, representantes da Agerp e do governo do estado.