Intersetorialidade entre as secretarias de Saúde e Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde na manhã do dia 21 de março, quinta feira discutiu estratégias e métodos para realizar abordagem social com os dependentes químicos que vivem nas ruas de nossa cidade.

Com o objetivo de identificar e realizar o mapeamento dessas pessoas para entender a história de vida pessoal e a condição socioeconômica da família do usuário e dessa forma proporcionar a inserção dos mesmos nos programas de inclusao social. Esse trabalho inicialmente será realizado pelas equipes dos CRAS e CREAS através de abordagens de rua e posteriormente visitas domiciliares as famílias levando assim orientação e conscientização da necessidade do acompanhamento de saúde necessário, e serão incluídas no acompanhamento familiar, após esse trabalho social cada usuário e famílias serão  encaminhados para o tratamento que será realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial(CAPS) que concomitante com a gravidade de sua dependência e possível transtorno oferecerá todas as condições necessárias para o tratamento dessas pessoas identificadas.

Esse foi um compromisso firmado pelos secretários, diretores e coordenadores estreitando ainda mais o trabalho entre as duas secretarias.