Assistência Social

Cadastro Único 2019 – Confira como participar do CadÚnico do Bolsa Família

VOCÊ SABE O QUE É O CADASTRO ÚNICO?
O Cadastro Único é um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias de baixa renda que buscam participar dos programas sociais do governo federal. 

QUEM PODEM SE INSCREVER? 
Famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar mensal de até 03 (três) salários mínimos. 

Você Sabia!
Que a inscrição no CADASTRO ÚNICO com atualização constante pode dar acesso a  vários PROGRAMAS SOCIAIS, sendo que cada programa tem suas próprias regras. Dentre estes citamos os principais: Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Carteira do Idoso, Isenção de Taxas para documentação no Viva Cidadão, Isenção Taxa de Inscrição em concursos públicos e ENEM, Beneficio de Prestação Continuada- BPC, ID Jovem, Programa Minha Casa Minha Vida, dentre outros. 
Atenção!

Não basta está inscrito no CADÚNICO, para ter acesso ao Programa Bolsa Família, a renda per capita tem que atender os critérios exigidos pelo programa, sendo que a seleção é feita por um sistema informatizado a partir dos dados informados pelo Responsável Familiar.
O que é o Programa Bolsa Família? 

É um programa social de transferência de renda que beneficia famílias extremamente pobres ou pobres. 
Fique por dentro!

O que é o DESLIGAMENTO VOLUNTÁRIO?
É quando uma família beneficiária do Programa Bolsa Família-PBF por LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE procura a Secretaria Municipal de Assistência Social-SMAS e um Centro de Referência de Assistência Social - CRAS para solicitar o DESLIGAMENTO VOLUNTÁRIO DO PROGRAMA, em razão de ter melhorado  suas condições de renda. 
Neste caso, às famílias que tomam esta decisão tem RETORNO GARANTIDO AO PROGRAMA, caso volte a necessitar, dentro de um prazo de 3 anos.

O que é a LEI DE PERMANÊNCIA?
Possibilita que a família PERMANEÇA  no PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA pelo prazo mínimo de DOIS ANOS, ainda que sua renda mensal per capita esteja  até o limite de ½ salário mínimo, desde que DECLARADA no CADASTRO ÚNICO.  

SABE ONDE BUSCAR MAIS INFORMAÇÕES?
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - SMAS: Avenida Nagib Haickel,150B – Centro
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS NOVO AREAL: Trav.São Carlos, s/n – Novo Areal 
CRAS TRIZIDELA: Rua do Buriti, 602- Trizidela
CRAS Pau de Estopa: Rua Grande – Pau de Estopa

Mais em Assistência Social


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!