Saúde

Prefeitura de Coroatá realiza treinamento para enfermeiros do PSE, Programa Saúde na Escola.

A Prefeitura de Coroatá através Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Educação promoveram no dia 31/01/2019 no auditório da Academia Pública Municipal um treinamento para todos os Enfermeiros com base no que foi repassado pelo Ministério da Saúde através do PSE o Programa Saúde na Escola.

A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é a base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas que também são implantadas em todos os outros estados da federação.

As estratégias estão previstas na Portaria nº 1.055 de 2017 e podem ser combinadas, levando em consideração o nível de ensino, as demandas da escola, do território e a análise de situação de saúde do território. As ações são:

1. Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti;

2. Promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas;

3. Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;

4. Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos;

5. Prevenção das violências e dos acidentes;

6. Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação;

7. Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor;

8. Verificação e atualização da situação vacinal;

9. Promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil;

10. Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;

11. Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS;

12. Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

O evento contou com a participação da Superintendente da Atenção Básica Valquíria Costa e da Coordenadora do PSE Programa Saúde Escola Raquel Lago